A fotografia tem o poder de mudar o mundo

fotografia

A fotografia por si só pode ser considerada como um tipo de arte, mas além da parte estética, uma fotografia tem o poder de mudar o mundo. De fato, desde as primeiras fotos ela serve como uma maneira de dar voz a um momento em forma de imagem. Sem contar que sem ela o cinema e a indústria audiovisual como conhecemos hoje em dia não existiria.

Por isso, nesse artigo vamos falar sobre a importância da fotografia para a sociedade. O jornalismo é uma grande exemplo de como a ferramenta deve ser usada a favor da comunidade, principalmente quando serve como prova irrefutável de algum acontecimento. São inúmeras as fotos que marcaram épocas e gerações e que tiveram um impacto profundo nas pessoas daquela época.

A fotografia que conta histórias

Em documentário, parte do projeto Crazywise, Phil Borges conta a história peculiar de diversas tribos indígenas ao redor do mundo. Com o intuito de entender como essas pessoas encaram a sua própria realidade, Phil teve um particular interesse pelos xamanes de cada grupo. Assim, além de retratar as diferenças socioculturais que podemos encontrar ao redor do mundo, também teve contato com a abordagem holística de cada tribo sobre seus rituais e principalmente sobre a sua maneira de entender a consciência racional humana.

crazywise

Sendo assim, além das fotos mostrarem as diferentes maneiras de organizações sociais ao redor do mundo, também serve como um gatilho para compreensões ainda mais profundas relacionadas a psique humana.

A fotografia é uma linguagem universal

Apesar das diferenças geográficas, culturais e sociais a fotografia consegue ser universal. Em outras palavras, ela é capaz de retratar a emoção humana em diversos espectros. Assim, não é preciso falar o mesmo idioma para entender o poder histórico da foto de Nick Ut da Associated Press, de uma garota vietnamita com o corpo cheio de queimaduras devido ao bombardeio americano.

Nesse contexto, a fotografia serviu como um instrumento em prol da sensibilização do mundo e esteve presente em muitos acontecimentos como o citado anteriormente. Em outras palavras, ela fala a língua do homem e serve como um recordatório contínuo de sua trajetória.

Contexto histórico

As primeiras experiências fotográficas do mundo, datam a tempos remotos antes mesmo de cristo. Os alquimistas que seriam os químicos da nossa época foram responsáveis por descobrir a natureza das imagens que se projetavam no interior de tendas quando transpassadas por alguma fonte de luz.

Porém, só em 1525 quando já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata foi quando a fotografia começou a dar os seus primeiros passos. Desde então, muitos cientistas e entusiastas tiveram alguma participação na descoberta do que hoje viria a ser a fotografia.

A fotografia como um monumento

Embora a fotografia tenha a intenção de ser universal, o resultado final são majoritariamente reguladas por códigos não convencionais. Assim, o fotógrafo também é reconhecido como autor e artista, capaz de expressar suas ideias através de uma imagem, principalmente daquelas atribuídas a um contexto.

fotógrafo

Por essa razão, algumas fotografias são verdadeiros monumentos e além de expressar uma beleza estética inigualável, também transmitem a ideia de seu compositor. Em outras palavras, o fotógrafo e a sua visão e percepção do mundo que o rodeia.