Você sabe o que é a literatura de Cordel?

Literatura de cordel

De acordo com os livros sobre a história da literatura, não existe muita informação sobre um dos gêneros literários mais importantes da sua época. Desse modo, as mentes classicistas acostumadas guiadas por ideologias conservadoras definem o gênero de maneira equivocada. Nesse sentido, a ideia da literatura de cordel vai de encontro com a ideologia do leitor preparado e culto.

Em contraposição a essa cultura, a literatura de cordel oferece uma visão realista da sociedade onde entram crimes passionais, vinganças horríveis. Também arrependimentos de pecadores empedernidos e outros vícios da sociedade humana da época. Por esse motivo, é conhecida como infraliteratura.

Origem da literatura de cordel

Dentre todas os gêneros literários brasileiros a arte literária de cordel consiste em uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira. De acordo com pesquisadores, esse tipo de expressão cultural popular ocorreu nos estados do norte do país, como: Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Pará, entre outros.

Literatura brasileira

Ademais a literatura de cordel adquiriu força no século XIV, principalmente entre os anos de 1930 e 1960. Nesse sentido, foram muitos os escritores que foram influenciados por esse estilo, dos quais podemos destacar Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.

Principais características da literatura de cordel

O termo Cordel configura uma palavra de herança portuguesa. Nesse sentido, essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil no final do século XVIII. De fato, na Europa ela aparece no século XII seguida pela forte influência do Período do Renascimento.

Portanto, composta de certas características que a definem, a literatura de cordel sobreviveu vários períodos históricos distintos. Porém, a tradição literária regional, a oposição a literatura brasileira tradicional, a estrutura gramatical em versos e a linguagem coloquial são as principais características desse estilo.

Literatura para todos

Talvez os críticos mais tradicionais dos gêneros literários desqualifiquem a literatura de cordel, justamente pela sua universalidade. Em outras palavras, a literatura de cordel, muitas vezes caracterizada pela arte bufa, conta uma história que todos podem entender.

Portanto esse tipo de manifestação tem como principal característica a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Ou seja, sua principal função social é a de informar, ao mesmo tempo que entretêm aos seus leitores.

Curiosidades da literatura de cordel

Além de possuir uma estrutura gramatical especial: em versos. Também encontra uma maneira de se afastar dos cânones na medida que incorpora uma linguagem e temas populares. Outro fator importante desse gênero consiste na sua maneira de divulgação, onde em alguns casos, seus próprios autores são os divulgadores de seus poemas.

Literatura

Em relação a linguagem e o conteúdo a literatura de cordel abusa do coloquial e da cultura popular. Além de se concentrar nas coisas do cotidiano. Em outras palavras, a literatura de cordel emprega: linguagem informal, uso do humor, da ironia e do sarcasmo. Também utiliza vários temas da cultura brasileira, como: folclore brasileiro, episódios históricos, realidade social. Finalmente, outra importante característica marcante consiste na presença de rimas e métrica.